Salvador, 24/09/2014

Acolhimento com classificação de risco (ACCR) na Maternidade Climério de Oliveira

2 setembro 2011

A Maternidade Climério de Oliveira desde março de 2011 está oficialmente adotando na unidade de emergência o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), pelo serviço de enfermagem, seguindo os princípios da Política Nacional de Humanização, proposta pelo Ministério da Saúde.

O novo modelo de atendimento de enfermagem foi implantado pela Chefia da Divisão de Enfermagem na pessoa da Enfª. Marinalva Moreira Carvalho e a Coordenadora do Centro Obstétrico Enfª. Simone Porto.

Conforme Enfª. Marinalva Moreira, essa estratégia de atendimento visa oferecer assistência mais ágil às mulheres que chegam ao serviço de emergência da MCO, por ordem de prioridade e não mais por ordem de chegada.

A Enfª. Simone Porto explica que ao dar entrada na unidade, a mulher será acolhida pela enfermeira que avalia o grau de seu risco. Assim, por meio de classificação por cores é determinada a ordem do atendimento médico.

Ainda segundo a Enfª. Simone Porto com essa estratégia, além dos benefícios relacionados à prioridade no atendimento, verifica-se uma diminuição da” peregrinação” das mulheres em busca de acesso ao serviço de saúde.

Um folheto contendo orientações sobre acolhimento com classificação de risco, está sendo disponibilizado às mulheres, familiares e acompanhantes.